top of page
Buscar

Aplicabilidade Dos Conteúdos Tradicionais De Matemática Até O Ensino Médio

  • AGC
  • 19 de set. de 2016
  • 2 min de leitura

Sou matemático e professor de matemática e não tenho nenhum problema com relação a aplicabilidade do conteúdo tradicional da disciplina, mas, de vez em quando, sou surpreendido com questões do tipo: "estudei esta e aquela disciplina, me esforcei para nada", "nunca vi o por que daquela disciplina que quase me levou a reprovação, pois na faculdade que fiz, nunca apliquei e nem vou aplicar".

Bom, também sou engenheiro codificador de sistemas prático (antigo analista programador de computadores) e nas empresas que trabalhei muitas vezes tive que dar suporte para analistas que não conseguiam fazer um algoritmo matemático adequado para solução de um problema. Curiosamente cansei de ver profissionais que se formavam em profissões que o uso da matemática é essencial a dizer que quando conseguissem tirar esta ou aquela cadeira de matemática, iam sumir com os livros usados nestas disciplinas.

Quando estudamos até o início do sétimo ano, não temos dúvida nenhuma da aplicabilidade dos conteúdos, pois , vemos sua aplicação, diretamente no dia a dia, quando acordamos e fazemos leitura das horas, pagamos a passagem do ônibus, ou fazemos a feira da semana, contudo, quando vemos aquele monte de letras, a partir do sétimo ano, isto é, sentenças, expressões algébricas e equações antes mesmo de conhece-las nos estudos da física, química, finanças, informática a partir do ensino médio mesmo aqueles que nunca reclamaram da aplicabilidade, começam a questioná-la.

Bom quando passamos desta fase, isto é, sétimo, oitavo e nono anos do ensino fundamente acrescido do primeiro ano do ensino médio, podemos dizer que a já temos condições de aceitar a ampla aplicabilidade das equações, funções e seus gráficos, inclusive das trigonométricas, bom! Mas aí chega o segundo ano e gastamos uns bons 3 meses estudando matrizes, credo! Para que estudar isto? Dificilmente alguém nos responde para que serve matrizes, e esta resposta pode demorar uma vida. De vez em quando um aluno ou outro e até professores de outras disciplinas me questionam sobre matrizes, e eu respondo que sem as matrizes os computadores não existiriam, então eles retrucam, mas você trabalha como "codificador em informática" e além do mais é "formado em matemática" , por isto, você sabe disto, me respondem quase instantaneamente, as vezes tenho que mostrar trechos de programas para reforçar a resposta.

Bom, para nosso consolo, se não conseguirmos justificar a ampla aplicação que os conteúdos da matemática certamente tem, podemos dizer que estudar matemática nos ajuda a evitar o mal de Alzheimer , pois exercitamos a mente (cérebro).

 
 
 
Tags
bottom of page